quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

TOP 10 - MELHORES LEITURAS DE 2018!!!


2018 foi um ano de leituras relativamente medianas, mas que ainda assim trouxe boas surpresas e algumas semelhanças com o ano anterior. Por exemplo, assim como em 2017, apenas 3 livros foram avaliados com nota máxima; além do que, três autores do ranking anterior permaneceram entre os dez melhores deste ano (curiosamente, Eça de Queirós obteve pela segunda vez consecutiva a 10ª colocação). Confira os 10 contemplados do ano e comente se você já leu ou pretende ler algum deles! Todos eles têm a minha aprovação ;)

# 10º lugar A CAPITAL, de Eça de Queirós (3 estrelas)
A presença de um livro avaliado com “3 estrelas” nesta lista já é uma prova de que o ano não foi fácil (ou serei eu que tenho ficado muito exigente?). A Capital tinha tudo para ser outra obra-prima de Eça, mas infelizmente o autor d’Os Maias só teve vida suficiente para retocar metade do longo manuscrito do romance. Mesmo assim, foi uma experiência incrível (ainda que sofrida) acompanhar a desventurosa trajetória de Artur na busca pelo sucesso através da Literatura.

# 9º lugar O GRILO DA LAREIRA, de Charles Dickens (4 estrelas)
Minhas primeiras experiências com Dickens têm produzido efeito bastante positivo e promissor. É como se, através das narrativas curtas, estivesse me preparando para conhecer a genialidade de seus romances colossais, como Grandes Esperanças e David Copperfield. O Grilo da Lareira, um livro para todas as idades, trouxe para o meu natal mensagens de otimismo e esperança, mas sobretudo amor.

# 8º lugar QUEM COM FERRO FERE, COM FERRO SERÁ FERIDO, de Juvenal Galeno (4 estrelas)
Esta obra teatral (primeira escrita em solo cearense) foi uma das maiores surpresas do ano. Juvenal Galeno mostrou-se em sua única produção enquanto dramaturgo um verdadeiro talento de nosso teatro. A peça, de enredo simples e cativante, mantém o leitor/espectador atento, seja pela agilidade das cenas, seja pela graça com que é executada.

# 7º lugar OS DOIS SÓSIAS, de H. De Vere Stacpoole (4 estrelas)
O entusiasmo provocado por A Lagoa Azul levou-me até este romance de aventuras de Stacpoole (a única outra obra dele que localizei em português). A genialidade do romancista em fazer o leitor acreditar numa situação bastante improvável é digna de nota, além, claro, da brilhante sequência de cenas acidentadas que nos levam a temer pela vida do simpático protagonista.

# 6º lugar CASAMENTO DE AMOR, de Francesca Lenardon Pilosio (4 estrelas)
Este livro, como sua autora, são a prova do quanto posso apreciar uma boa literatura de puro entretenimento. Esta escritora italiana, que precisa ser redescoberta o quanto antes, é dona de um estilo tão envolvente, que passamos as páginas de seus livros com sofreguidão. Estou me sentindo um órfão da Sra. Lenardon (de Stacpoole também rs), pois não tenho outros títulos seus para devorar. Torço para que – algum dia – uma boa alma traduza A Veneziana para nosso idioma. Deixem-me sonhar rs!

# 5º lugar O HOMEM, de Aluísio Azevedo (4 estrelas)
Nunca houve um ano em que lesse Aluísio Azevedo e seu nome não figurasse entre as melhores leituras deste. Em 2018 isso quase acontece, pois até hoje não digeri muito bem as ideias de dona Olímpia em Livro de uma Sogra. O Homem, última leitura do ano, veio preservar a tradição e confirmar meu respeito e culto por este gênio maior de nosso Naturalismo.

# 4º lugar O FILHO DO PESCADOR, de Teixeira e Sousa (4 estrelas)
Primeiro romance brasileiro e primeira surpresa do ano. Muito me admira que a crítica tenha desdenhado tanto este livro sem precedente em nossas letras. Teixeira e Sousa, apesar de seus inquestionáveis problemas estéticos, surpreende por uma porção de fatores: a escolha dos temas, a delicadeza da escrita, as técnicas narrativas e, sobretudo, a militância no que diz respeito à condição da mulher, numa época em que o termo “feminismo” ainda nem existia.

# 3º lugar O ERMITÃO DO MUQUÉM, de Bernardo Guimarães (5 estrelas)
Outro que não foi surpresa estar aqui. Sou apaixonado pelo estilo de Bernardo Guimarães e pelo seu poder de ambientação, fazendo com que o leitor se sinta dentro do cenário de suas histórias. Primeiro romance regionalista da literatura brasileira, O Ermitão do Muquém é o tipo de livro que cativa do início ao fim, não admitindo intervalos ou oscilações no interesse pela trama. Simplesmente magistral!

# 2º lugar A INTRUSA, de Júlia Lopes de Almeida (5 estrelas)
A cada capítulo que lia deste livro, pensava: “Foi escrito pra mim”. Há quem pense que literatura romântica compreende tarefa mais fácil, mas D. Júlia nos mostra com A Intrusa que uma história de amor pode ser trabalhada de formas bastante peculiares, como no caso da mocinha estar proibida de aparecer. Fiquei tão apaixonado por este livro, que lamentei ser ele tão curtinho, mas sempre suspeitando de que estava na medida certa.

# 1º lugar O MEU PÉ DE LARANJA LIMA, de José Mauro de Vasconcelos (5 estrelas)
Depois de certo tempo, duvidei que um livro me fizesse chorar. Tudo fazia crer que tinha razão. Por mais emocionado que ficasse, chorar estava fora de cogitação. Foi aí que apareceu Zezé e me mostrou que eu posso sim ser um grande chorão. Não estava nos meus planos ler este livro em 2018. Peguei-o quase que por coincidência. Agora penso que, às vezes, são pequenas escolhas que fazemos que nos tornam mais felizes.

Daniel Coutinho

*** 

SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

3 comentários:

  1. gente, desconhecia esse livro do Dickens. Como assim? hahahah
    Meu pé de laranja lima é amor, eu o considero como a primeira leitura que fiz, realmente marcante.
    Amo esses títulos super diferentes que vc sempre nos traz
    grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo como demorei tanto pra ler "O Meu Pé de Laranja Lima", mas é o tipo de livro que não perdeu absolutamente nada com essa demora. Já quero ler mais desse autor!
      Leio umas coisas diferentonas e tenho feito muitas descobertas legais, outras nem tanto rs. Abraços, Leila!

      Excluir
  2. Ah esqueci de deixar meu nome, hehehe
    é a Leila

    ResponderExcluir