segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

TOP 10 - MELHORES LEITURAS DE 2019!!!

Em 2019, como em todos os anos, não me faltaram bons livros. Embora tenha lido relativamente menos que em 2018, as escolhas deste ano foram mais acertadas, de maneira que nenhum livro avaliado com “3 estrelas” entrou para este ranking. Dos autores que figuraram ano passado, apenas D. Júlia se manteve, o que tem confirmado minha estima pela autora. A literatura brasileira predominou como nunca antes na história deste blog: 7 títulos nacionais. Além deles, figuram aqui um romance inglês, um francês e um espanhol, este último ocupando a ambicionada primeira posição. Vamos conferir?

# 10º lugar OS RODRIGUEZ, de Maria José Dupré (4 estrelas)
Após uma sequência de decepções, fiz as pazes com a autora de Éramos Seis. Os Rodriguez, talvez por ser um romance mais conciso, agradou-me do início ao fim. Com uma ou outra passagem mais exagerada, o livro conseguiu me prender com seu ritmo acelerado, deixando-me sempre curioso pelo destino de Dora e seus filhos. Mas foi o forte teor dramático da obra, como na cena da saraivada de joias, que garantiu sua inclusão neste ranking.

# 9º lugar O GALO DE OURO, de Rachel de Queiroz (4 estrelas)
O último romance que me faltava ler da Rachelzinha proporcionou-me uma despedida deveras feliz. Foi no aconchegante colo desta saudosa vovó que conheci finalmente a história de Mariano, um homem comum como qualquer outro, com suas ditas e desditas, mas sobretudo com muita esperança de realizar o seu sonho dourado.

# 8º lugar O PRIMO DA CALIFÓRNIA, de Joaquim Manuel de Macedo (4 estrelas)
Este ano travei conhecimento com o Macedo dramaturgo e li duas de suas peças. É uma grande alegria ver que uma delas já entrou para meu Top10 de melhores do ano. Adriano é aquele pobre coitado que o leitor deseja ardentemente poder ajudar. A estratégia que o faz ascender socialmente é divertidíssima, como tudo o mais nessa brilhante ópera: tipos caricatos, tiradas humorísticas, canções jocosas, etc. Mesmo o argumento não sendo original, Macedo realizou um excelente trabalho de adaptação.

# 7º lugar O CASO DOS DEZ NEGRINHOS, de Agatha Christie (4 estrelas)
Mesmo não tendo ficado plenamente satisfeito com a solução mirabolante apresentada ao final do livro, preciso admitir que o percurso desta leitura foi simplesmente eletrizante, do tipo que faz a gente avançar muitas páginas em pouco tempo. Esta minha primeira experiência com Agatha Christie fez-me entender todo o culto prestado à grande dama do romance policial.

# 6º lugar CADA FORMA DE AUSÊNCIA É O RETRATO DE UMA SOLIDÃO, de Marco Severo (4 estrelas)
Os contos de Marco Severo deixaram-me impactado por diversos momentos, não exatamente pelo estilo pungente de suas tramas, mas pela capacidade do autor de emoldurar causos tenebrosos em pequenas joias literárias. Uma escrita cuidada, bem executada e sem grandes pretensões: um modelo ao qual os contemporâneos deveriam atentar-se mais.


# 5º lugar A FALÊNCIA, de Júlia Lopes de Almeida (4 estrelas)
Depois de ter me impressionado com A Intrusa ano passado, D. Júlia mantém-se entre os melhores do ano, desta vez com um romance de deixar qualquer um ressacado. A Falência, além de constituir excelente leitura, tem o mérito de reverberar. Depois de um tempo, o livro cresceu tanto para mim que, às vezes, penso não ter feito uma avaliação muito justa para ele. Quem sabe numa releitura?

# 4º lugar A MENINA DA CHUVA, de Bruno Paulino (5 estrelas)
As crônicas de Bruno Paulino ganharam meu coração. Enquanto lia alguns de seus textos, pensava: “vendo assim, parece tão fácil”. Mas a verdade é que nem todo mundo consegue transmitir sentimentos de forma tão franca e honesta como Bruno. Seu narrador parece um menino traquinas, desses que dizem o que pensam, desses que só falam a verdade.

# 3º lugar O RIO DO QUARTO, de Joaquim Manuel de Macedo (5 estrelas)
Às vezes penso que Macedo não pode me impressionar mais do que já fez até agora. Mas este ano ele não só me impressionou, como teve dois de seus livros neste ranking, além de um terceiro, O Forasteiro, ao qual eu faço uma menção honrosa. O romance de Luisinha e Milo é uma das coisas mais fofas para se ler na vida. Não entendo como possa estar tão esquecido do grande público. O Rio do Quarto é, como já disse em resenha, uma pérola.

# 2º lugar O MENINO DO DEDO VERDE, de Maurice Druon (5 estrelas)
Todo mundo já tinha lido, menos eu, admito! Mas enfim conheci Tistu, esse menininho que com um toque mágico muda tudo ao seu redor. Como não amar Tistu? Zezé, Marcelino, o Principezinho... Essas crianças têm me ensinado tanto... E a verdade é que muita gente carece bastante de aprender com elas!

# 1º lugar MARCELINO PÃO E VINHO, de José María Sánchez-Silva (5 estrelas)
Fazer a resenha deste livro foi uma tarefa dificílima para mim porque, conforme mencionei no próprio texto, seu valor transcende qualidades literárias. Marcelino Pão e Vinho é muito mais que uma obra de arte: é uma lição de amor e humanidade. É um livro que nos faz pensar no quanto estamos corrompidos pelas misérias deste mundo e, principalmente, esquecidos do real sentido da palavra “amor”.

Daniel Coutinho

*** 

SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário