quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Mais Livros! - JAN/2016


Olá! Esse é o primeiro Mais Livros! do ano e do blog.
Esse quadro que aparecerá uma vez por mês (assim pretendo, se Deus o permitir!) tem o objetivo de mostrar as novas aquisições do meu acervo. Como já disse em outro post, estou montando um acervo particular, voltado especialmente para a literatura clássica (e já tenho muita coisa!). Tenho uma relação enorme de livros por adquirir, que todos os meses vai diminuindo por uma ponta, e aumentando pela outra, porque vou me interessando por mais e mais livros; daí o nome do post rsrsrs. Mas a vida é assim mesmo. Só os leitores me entendem!
Mas vamos ao saldo deste mês, que a julgar pela foto, foi muito bom!

Adquiri dois clássicos daqueles bem retumbantes mesmo da literatura clássica universal, que há muito tempo vinha cobiçando. São dois romances: o francês O Vermelho e o Negro, do Stendhal; e o norte-americano Moby Dick, do Melville. São aquelas edições lindíssimas do antigo "Círculo do Livro".

Ainda na literatura estrangeira, adquiri Os Mistérios de Paris, do francês Eugène Sue. Embora muita gente tenha preconceito com o Sue, por ele ser um desses autores de folhetins populares, sua obra até hoje é editada (menos no Brasil, né?). Nunca o li, mas sabe aquele autor que algo te diz que você vai gostar?... Esta minha edição infelizmente é uma "adaptação". Foi tudo o que consegui. Quem souber onde possa localizá-lo na íntegra em português, por favor, me avise. Deixo aqui meu apelo às editoras brasileiras! Lancem esse livro completo no Brasil, gente!

Daí, há tempos venho me coçando pra ler o romance com aquele famoso personagem Rocambole (de onde provém o adjetivo rocambolesco), tão apreciado no século XIX. Na verdade, Ponson du Terrail escreveu uma série de romances com ele. Adquiri essa edição dos anos 70 da editora Record: As Aventuras de Rocambole, imaginando ser uma adaptação ou resumo de toda a saga. Consultei o título original da edição: Les Exploits de Rocambole, e descobri que esse é o título do 3º livro da saga. Contudo, embora a edição da Record apresente este título como o original, o conteúdo do volume é na verdade a tradução do 1º livro da saga: A Herança Misteriosa. Terão achado o título do 3º livro mais sugestivo, e em compensação a narrativa do 1º mais interessante? Estratégia de marketing ou simples equívoco? O bom disso tudo é que vou poder ler o 1º livro da saga. O resto... como fica? Descubro depois. rsrsrs

Comprei O Diário de Anne Frank, edição definitiva (Record, 2015). Tinha uma antigona que nunca li rsrsrs Agora que estou mais disposto a ler Anne Frank, preferi adquirir esta versão mais completa. A edição é bonitinha, mas reparei nuns probleminhas de impressão. Sabe quando o "a" e o "e" vêm pintadinhos de preto? Nada muito grave, mas um tanto desagradável. Fica a dica pra editora Record ter um cuidado mais especial na impressão de seus livros. Já devem ter percebido que não sou muito cliente de livrarias, porque me interesso mais por livros que só encontro em sebos. Mas depois disso, desinteressei-me ainda mais por essas edições modernas.

Adquiri ainda dois livros do escritor amazonense Milton Hatoum. São eles: o comentado romance Dois Irmãos e a coletânea de contos A Cidade Ilhada. Na verdade, só queria os Dois Irmãos, mas acreditem, sairia mais caro se eu o comprasse isoladamente. Preferi pegar essa "promoçãozinha". O ruim é que vieram sem orelhas. Será por causa da promoção? Não me avisaram essa parte. rsrsrs

Do português Camilo Castelo Branco, comprei o romance O Judeu, edição portuguesa em 2 volumes. Pretendo adquirir, pouco a pouco, todos os romances de Camilo. Por isso, preparem-se, que ainda o verão muitas vezes por aqui! Tantos foram os romances que ele escreveu...

Por fim, comprei Rachel de Queiroz, uma biografia da cearense por outra cearense: Socorro Acioli. Na verdade, só comprei essa biografia achando que ela trazia na íntegra o folhetim A História de um Nome, primeiro romance da Rachel, publicado em 1927 nas colunas do jornal O Ceará. O livro traz só algumas passagens. Quem souber onde consigo completo, por favor, não deixe de avisar também!

É... Foi um bom saldo pra janeiro! Dos autores que comprei, só li Camilo. O resto só conheço de nome. E você, já leu algum deles? Comenta aí... Por qual devo começar?

Daniel Coutinho
*** 

SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

2 comentários:

  1. nunca ouvi falar desse romance da Rachel... cê ta muito por dentro da biografia de Rachel hein seu Daniel! rsrs. Fala com o José Luís Lira ele é biografo dela e possui uma coleção com itens raros da autora. Talvez ele te ajude nisso.

    ResponderExcluir