quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

TOP 10 - MELHORES LEITURAS DE 2015!!!

Bom... 2015 foi digamos que meio a meio em se tratando de leituras: umas boas, outras mais ou menos, algumas péssimas rsrsrs. Por isso, separei os 10 melhores livros lidos em 2015. O melhor é que tem de tudo: romance, conto, teatro, etc Vamos lá, então...
# 10º lugar → DECADÊNCIA DE UMA GERAÇÃO, de Angélica Coelho
Embora tenha comentado que não apreciei muito a obra desta escritora cearense dos meados do século passado, tenho que confessar que de todos os seus romances, este foi o menos ruim e que, apesar dos pesares, teve seus bons momentos.

# 9º lugar → RELICÁRIO DE UMA LUA, de Luana Pereira Brito
Que livrinho mais fofo o da minha amiga Lu! Eu, particularmente, não me dou muito bem com versos, mas ultimamente, tenho tido boas surpresas com a poesia, e este livro foi uma delas. O mais interessante nesta obra é a criatividade no processo de criação dos poemas. O poema "o carlosalberto" é um bom exemplo do que estou falando. Isso do texto todo disposto em minúsculas (inclusive na capa) me incomodou um pouco no começo, mas logo percebi que era mais um dentre tantos artifícios da poetisa.

# 8º lugar → GATOS AMIGOS PRA CACHORRO, de Domenico Savio Rocha Cavalcante
É incrível como o autor consegue humanizar os gatos, inserindo-lhes uma personalidade própria em cada um deles. Achei isso genial. Nunca tinha visto algo semelhante. Porque vários autores imortalizaram animais na Literatura, mas nunca na mesma proporção que o Domenico fez. É uma gatarada sem fim rsrsrs O único problema é que, às vezes, as histórias parecem estar se repetindo, porque vida de gato... é aquilo que todo mundo já sabe. Mas a diversidade de gêneros cultivados, inclusive os desenhos traçados pelo próprio autor, além das diversas curiosidades aprendidas sobre o universos dos gatos, garantem a inclusão deste livro neste TOP10!

# 7º lugar → O PECADO DAS MÃES (Les Âmes Closes), de Henri Ardel (pseudônimo de Berthe Abraham)
Este romance francês não é tão bobo quanto parece. Apesar de ser um daqueles romances para moças do século passado, e de estar numa tradução bem ruim, a história é bastante sugestiva e narrada de uma maneira bem sutil: é como se a autora reunisse pequenos romances em um só, todos com o único propósito de criticar a maneira distanciada como muitas mães criavam suas filhas. Não foi uma obra-prima, mas foi agradável.

# 6º lugar → FUTILIDADE (Futility), de Morgan Robertson
Eis a novela que antecipou a tragédia do Titanic, sendo que foi publicada 14 anos antes do desastre de 1912. As coincidências são assustadoras, começando pelo nome do navio fictício: Titan. Convém, contudo, admitir: não fossem essas coincidências tenebrosas, este seria mais um livrinho romântico; não que seja ruim, mas está longe de ser uma obra grandiosa. Seu valor está mais no exotismo apresentado, como na cena em que o protagonista luta com um urso polar, em pleno gelo. O final ambíguo também merece destaque.

# 5º lugar → TEATRO COMPLETO, de Machado de Assis
Não, Machado não foi um grande dramaturgo. Algum crítico (que não lembro agora) já disse que suas peças estão mais para serem lidas, que encenadas. Não concordo totalmente. Algumas peças ficariam muito bem no palco, como "Lição de Botânica". Outras como "O Protocolo" são mais agradáveis para leitura. No geral, gostei da maioria das peças. Destaque para, além das já citadas, "Hoje Avental, Amanhã Luva", "Tu Só, Tu, Puro Amor..." e "Quase Ministro".

# 4º lugar → DÔRA, DORALINA, de Rachel de Queiroz
Gente, como eu estava com saudades de Rachel. Só tinha lido "O Quinze" e achava que já sabia tudo dela. Ler "Dôra" foi uma experiência maravilhosa. Não é um romance perfeito, concordo, mas é de uma naturalidade tão real, tão humana. É daqueles livros bem verídicos, mas a própria Rachel confessou em vida que sua ficção é toda real, que os próprios personagens são inspirados em figuras reais. Com altos e baixos ao longo da história, eu destaco a 1ª parte, "O Livro de Senhora", como o melhor texto desta obra. Sensacional!

# 3º lugar → O PEQUENO PRÍNCIPE (Le Petit Prince), de Antoine de Saint-Exupéry
Quando terminei de ler este livro, lamentei não tê-lo lido antes. Não me interesso muito por livros que viram moda, que todo mundo quer ler. Sou um leitor curioso por aquilo que está perdido, abandonado, esquecido, mas devo admitir que este livro é digno de todo o mérito que lhe conferem. Lamentei não ter lido antes, ao mesmo tempo que apreciei ter lido com uma maturidade que antes poderia ter me faltado perante este que está longe de ser um mero e ingênuo livrinho infantil. Acho que todo mundo deveria ler esse livro.

# 2º lugar → OSCAR E AMANDA (The Children of the Abbey), de Regina Maria Roche
Espetacular este romance dessa autora irlandesa que foi lida pelo próprio José de Alencar em sua adolescência, conforme relata em "Como e Porque Sou Romancista". É um conto de fadas da vida real. É um clichê diferente. É uma história que você jura que já viu em algum lugar, ao mesmo tempo que te surpreende por ser inédita pra você. Daí, você percebe que, visto o ano de publicação, este livro serviu de modelo a tantos artistas que perduram até hoje (principalmente na televisão), e está tão injustamente esquecido. É aquele livro que você quer dividir com todo mundo e não pode.

# 1º lugar → CONTOS AVULSOS, de Machado de Assis
Não dei 1º lugar a este livro só por ser Machado. Se não o desse, estaria sendo injusto. Ainda hesitei entre este e "Oscar e Amanda", mas analisando bem, a grandiosidade desta obra vai além de quase tudo que já li na vida. E não estou falando das obras-primas de "Várias Histórias", "Papéis Avulsos" etc. "Contos Avulsos" é uma publicação póstuma que reúne 114 contos que não foram incluídos por Machado nas coletâneas oficiais. Foram recolhidos diretamente dos periódicos da época e publicados na "Obra Completa em 4 volumes" da Ed Nova Aguilar. Um Machado que poucos leitores conhecem e que não é menos surpreendente. Destaque para os contos: "Questão de Vaidade", "A Pianista", "O Último Dia de um Poeta", "O Carro nº 13", "O Anjo Rafael", "O Capitão Mendonça", "Almas Agradecidas", "Rui de Leão", e muitos outros. A grande quantidade com qualidade é assombrosa nesta compilação. É 1º lugar com certeza! 


Daniel Coutinho
*** 

SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário