sábado, 30 de abril de 2016

Mais Livros! - ABR/2016


Puxa! Como estou atrasado com esta postagem! A verdade é que os Correios têm sua parcela de culpa em relação a esse atraso, mas, felizmente, hoje ainda é abril; por isso, está valendo!!!

Abril foi um mês de muitas novidades para minha estante. Mais uma vez, novos e usados tiveram seu lugar! Vejamos então...

A começar por Cosac Naify, correndo contra o tempo (antes que tudo se acabe), tive uma GRANDE surpresa da Amazon, que repentinamente (embora por curto prazo) voltou a disponibilizar os livros: Novelas Exemplares; Esperando Godot; e Poemas Negros. Parece que simplesmente eles adivinharam meus desejos rsrsrsrs. Já estava disposto a obter essas edições de outros sites, mas estava tendo dificuldade de encontrá-las, com exceção da obra do Cervantes. Infelizmente, como já disse, foi por um curto prazo. Agora, fico pensando: como eles conseguiram mais exemplares para venda?

Novelas Exemplares (Cervantes) está numa edição lindíssima, a começar pela capa que parece ter sido pintada à mão, além de conter um índice especial, dedicando uma aquarela para cada novela. Esperando Godot (Samuel Beckett) traz um projeto gráfico muito bonito e ricamente ilustrado com fotografias de bastidores e encenação da dita peça. Poemas Negros (Jorge de Lima) é quase um fac-símile da 1ª edição e contém todas as ilustrações dela, além de esboços inéditos. Essa coletânea traz o famoso poema “Essa negra Fulô”.

Ainda da Cosac, obtive As Surpreendentes Aventuras do Barão de Munchausen (Rudolf Erich Raspe). Tomei um susto quando vi o tamanho do livro. São mais de 30cm de altura. Não sei onde vou guardar esse negócio enorme, mas a edição... Minha gente, que edição! De todos os livros da Cosac que já vi, esse é o que traz as mais belas e coloridas ilustrações; simplesmente, uma riqueza de cores que só vendo para entender. Só achei um tanto desconfortável para ler, por conta do tamanho do objeto. As Aventuras de Pinóquio (Carlo Collodi) é outra edição sensacional. Comprei a versão especial, com capa dura preta e letras douradas, além de caixa-luva. Lembro de já ter visto a edição “mais simples”, mas não lembro se interiormente são exatamente iguais, com relação ao projeto gráfico; mas sei que as ilustrações são as mesmas. Dessa edição especial, só foram impressos 3.000 exemplares! Por isso, quem quiser, corra antes que acabe! Para encerrar Cosac, adquiri Mrs. Dalloway (Virginia Woolf). Sempre quis esse livro e finalmente o consegui. A edição é simplesinha, mesmo tendo capa dura; mas é bastante confortável para leitura e traz belas fotografias da autora.

Continuando com os livros “novos”, chegou aqui finalmente minha edição de Shirley (Charlote Brontë), da editora Pedrazul. Essa obra estava esgotada há algum tempo, mas algumas campanhas na internet convenceram a Pedrazul a imprimir uma nova edição, que eles lançaram com duas opções de capa: a tradicional (que foi a que comprei) e uma especial em comemoração ao bicentenário da autora, festejado este mês em todo o mundo. Deixei em destaque na foto de abertura o livro Aquarelas: haicais, do meu amigo Léo Prudêncio. Segundo livro dele, pela editora Penalux, está um objeto lindíssimo, a começar pela capa. Pretendo ler o quanto antes e possivelmente teremos resenha aqui no blog. Para quem quiser adquirir este lançamento imperdível, vou deixar o facebook do Léo ao final do post. Finalmente, numa feira inédita de livros que houve na minha cidade, comprei mais uma obra do Menotti del Picchia: Salomé, considerado por Mário de Andrade seu melhor romance. Adquiri também um livro que não conhecia, de um autor do Peru. Trata-se de O Golfinho, de Sergio Bambarén. Sempre tive curiosidade de ler alguma coisa do Peru; por isso, aproveitei a oportunidade. Essa feira maravilhosa disponibilizou todo seu estoque a R$ 10,00 cada livro. Infelizmente, não tinha muita coisa do meu interesse, mas valeu mesmo assim!

Passemos aos usados, que eu também amo! Talvez, até mais rsrsrs! Obtive a colossal edição das Fábulas completas de La Fontaine (Edigraf, 1957). A edição é em 4 enormes e pesados volumes. Não sei se está muito perceptível na foto, mas os livros são gigantes mesmo! Eles totalizam 1200 páginas e trazem ilustrações do famosíssimo Gustavo Doré que, no século XIX, ilustrou várias obras ilustres, tais como D. Quixote. Preciso de uma estante só para esses livros grandalhões, hem! Porque não gosto de livros empilhados, e como eles não cabem enfileirados... Alguém me dá uma dica? Como um livro puxa outro, adquiri também as Fábulas completas de Fedro (H. Antunes, 1957). Essa edição está em tamanho natural rsrsrs e confortável! Livro simples, mas incrível, especialmente para estudantes de latim. Ela traz simplesmente 4 versões das fábulas: a original em latim, a original com o texto latino na ordem direta, a tradução do original, e ainda uma versão em prosa com texto mais fluido. Além de tudo isso, a edição é ilustrada. Simplesmente perfeita! Esqueci de mencionar que a edição das Fábulas do La Fontaine traz apenas a tradução dos originais (numa verdadeira antologia de tradutores, desde Bocage a Machado de Assis) e também uma versão mais fluida em prosa. Comprei finalmente o Ivanhoé, do Walter Scott (Nova Cultural, 2003). Já tinha aqui a Lúcia de Lammermoor, mas Ivanhoé ainda é a obra-prima do autor, né?

Não poderia deixar de lado a minha amada literatura cearense. Já tinha aqui uma edição dos Cordéis, do Patativa do Assaré, mas descobri que nela faltava um cordel divertidíssimo sobre Aladim; por isso, comprei outra (UFC, 1999) que está enriquecida com textos de apoio. De Otacílio Colares, que é mais conhecido como organizador de edições, consegui uma raridade: nada menos que sua Poesia Reunida. E isso é raro mesmo! Por último, adquiri outra relíquia cearense: a 1ª edição (e creio que única) do livro Sangue de Palavra, do Caetano Ximenes Aragão. Só poesia dos cearenses, hem? De fato, o Ceará é repleto de poetas. Vale lembrar que nosso primeiro autor lembrado por nossa história literária, Juvenal Galeno, era poeta (e eu não tenho e nem nunca li nada dele rsrsrs Preciso resolver isso!).

Enfim!

Daniel Coutinho

*** 

SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

***

Adquiram o livro Aquarelas: haicais, de Léo Prudêncio (lançamento 2016!).
> Com o autor:
> Blog do Léo Prudêncio:

2 comentários:

  1. grato pela partilha do Aquarelas Daniel!
    o Caetano Ximenesé um bom poeta, tô gostando de ver essa modernizada em sua estante com Jorge de Lima que, segundo contam, estava com tudo arrumado pra ganhar o nobel de literatura pra lingua portuguesa.... mas acabou falecendo antes e não concretizando o prêmio ainda inédito para o Brasil, mas não para o nosso idioma portugues que tem como representante o Saramago.
    Valew!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí. Aos poucos, vou tentando inserir alguma coisa moderna e meus queridos cearenses, que busco sempre valorizar. Em maio, constará um título de poesia concreta!!! Conheci o Caetano (a obra dele) através daquele prêmio da SECULT, onde cada categoria era representada por um autor cearense homenageado. O Prêmio Caetano Ximenes, portanto, era o da poesia. O que participei, de romance, era Prêmio Jáder de Carvalho, de quem nada li, mas o Mais Livros! de maio também resolverá isso! rsrsrs Um abraço!

      Excluir