quarta-feira, 27 de abril de 2022

O Brigue Flibusteiro, de Virgílio Várzea - RESENHA #180

Quando li, meses atrás, A Vida que Sonhei, de Germaine Acremant, estava certo de que não haveria leitura pior ao longo do ano. Porém, com muito pesar o digo, meu primeiro contato com a escrita do brasileiro Virgílio Várzea acabou desbancando o romance francês.

O Brigue Flibusteiro (1904) foi sem dúvida a decepção do ano. Isto porque eu alentava grandes expectativas em relação a esta leitura pelos seus atraentes qualificativos: romance brasileiro do início do século XX com temática marítima. De repente, A Corveta Diana, do Hoonholtz, que eu julgava um passatempo bobo, parece agora uma obra-prima.

Quero muito acreditar que O Brigue Flibusteiro é uma excepcionalidade na obra de Virgílio Várzea. Já li comentários elogiosos sobre seus contos. Talvez o contista tenha mais a oferecer, mas confesso-me desinteressado por ler qualquer outra obra do autor. Quem sabe daqui a um tempo?

Em O Brigue Flibusteiro não temos exatamente um romance. É uma narrativa marítima, nada mais. É um desses episódios desenxabidos que os vovôs contam mais para regalarem a si próprios que a nós, seus netinhos entediados.

Os personagens são tão desinteressantes quanto a aventura que protagonizam. A escrita, arrastada e prolixa, não melhora em nada a experiência. É, em suma, um livro que poderá facilmente ser abandonado nos primeiros capítulos.

O enredo nos conta sobre como Afonso Morgan, um comandante inglês, servindo ao seu tio, sai da Ilha de Margarida (nas Pequenas Antilhas) no corsário “Falcão” com destino à Ilha da Trindade, na intenção de interceptar o ouro brasileiro explorado pela coroa portuguesa. Dois ou três episódios chamam atenção durante esse trajeto, mas tudo é narrado com tanta imperícia imaginativa, que temos a impressão de que nada acontece.

Não fosse minha obstinação em finalizar este primeiro contato com Virgílio Várzea, eu certamente não teria ido muito além do rapto de Mercedes, uma personagem que só dorme e reza o tempo todo. Eu realmente não consegui extrair nada de positivo d’O Brigue Flibusteiro. Queria poder dizer: Ah, mas tal personagem... tal cena... tal reviravolta... Infelizmente não posso. Deixemo-lo repousar no esquecimento e passemos logo ao próximo.

Avaliação:

Daniel Coutinho

***


Instagram: @autordanielcoutinho
SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário