domingo, 31 de maio de 2020

Os Papéis do Coronel, de Harry Laus - RESENHA #132

Todo mundo tem uma história de vida pra contar. Em se tratando de escritores, porém, é bastante provável que essa história venha a lume em alguma de suas obras, ainda que velada por mil e um artifícios. No entanto, alguns falam tão abertamente de si próprios, como se o exercício do desabafo estivesse retido até então.

Harry Laus (1922-1992) foi um escritor catarinense mais lembrado por seu trabalho na imprensa enquanto crítico de arte. Todavia dedicou-se à literatura ao longo de sua vida, deixando considerável produção de contos, novelas e inéditos. Os Papéis do Coronel é considerado seu único romance, tendo sido publicado primeiramente na França (1992) e posteriormente/postumamente no Brasil (1995).

A razão para o livro ter sido editado primeiramente em francês justifica-se no fato de que Harry meio que com ele publicou uma autobiografia romanceada. O aspecto autobiográfico do romance, contudo, torna-se plenamente claro somente na parte final do livro.

Embora Harry fosse assumidamente gay, sempre fora de comportamento discreto, o que era bastante compreensível se levarmos em conta os preconceitos de sua época, muito mais intolerante que a nossa. Se considerarmos que o mesmo seguiu carreira militar, teremos mais clara noção de seus receios perante sua orientação sexual.

A literatura foi a válvula de escape que encontrou em tão árduas circunstâncias. Logo às primeiras páginas de seu romance, deparamo-nos com um coronel triste e solitário que, aposentado do serviço militar, ambiciona escrever um livro. Frustrado com o fato de não ter consumado ao longo de sua carreira nenhum feito glorioso, sua intenção é lograr êxito e reconhecimento com este projeto literário.

Em sua residência de Porto Belo, o coronel, além de suas atividades literárias, cultiva uma bela horta e cria Elizeth, cadela mestiça de pastores belga e alemão. Os serviços domésticos ficam a cargo de Lila, sua secretária, que executa brilhantemente suas funções. Aos sábados, o coronel recebe a juventude porto-belense, rapazes entre dezessete e vinte anos com quem o ancião compartilha suas histórias de caserna, além de dividir com eles sua farta ceia.

Em seu livro ele se nomeia Vitório de Lima e Silva, um militar cuja emoção da carreira resume-se unicamente nas muitas transferências às quais se viu obrigado, saindo de Santa Catarina para o Rio Grande do Sul, passando depois por Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Rio de Janeiro, até finalmente regressar a Santa Catarina.

Vitório casa-se com Elza Alves, que conhecera num baile de carnaval em Joinville. Os dois têm um filho: Alírio, que desde criança revela vocação artística, o que desgosta o coronel, que pretendia uma carreira mais consistente para o filho. O romance de Harry Laus prossegue intercalando as memórias do livro do coronel com as peculiaridades que envolvem o cotidiano do protagonista.

O livro pode parecer maçante e insípido por vários momentos, a despeito de sua linguagem poética e sensível, mas, quando finalmente descobrimos o próprio autor e que “papel” ele desempenha no enredo, temos um gatilho recompensador que nos esclarece tudo o que até então poderia parecer obscuro.

Os Papéis do Coronel tem seu valor artístico precedido pela realização de uma necessidade psicológica de seu autor. É a história de um solitário que sonha com outras possibilidades para sua existência, descontente com os prazeres fugazes de sua vida atual que o levam a sentir-se ainda mais sozinho. É finalmente/infelizmente uma história real.

Avaliação: ★★★

Daniel Coutinho

*** 

Instagram: @autordanielcoutinho
SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário