sexta-feira, 29 de maio de 2020

O Menino do Pijama Listrado (The Boy in The Stripped Pyjamas), de John Boyne - RESENHA #131

A literatura é cheia de crianças fascinantes e estou colecionando as melhores num potinho que já contém o principezinho, Zezé, Tistu, Marcelino e agora Bruno. O Menino do Pijama Listrado (2006), do irlandês John Boyne, pertence àquele rol dos livros que todo mundo já tinha lido, menos eu rs. Eis que a tarefa finalmente foi concluída.

Curioso como mais uma vez o tema da “morte” persiste na história de Bruno, desta vez realçado por um contexto histórico real e dos mais tristes de que se tem notícia: o nazismo. Eu, particularmente, não costumo ler histórias relacionadas a guerras, mas a proposta do livro de John Boyne era muito sedutora e, por mais que a leitura tenha sido incômoda por vezes, não me arrependo de tê-la executado.

A vida de Bruno era um mar de rosas em Berlim, pois o garoto de nove anos vivia numa mansão de cinco andares, contava com diversos empregados, além de possuir muitos amigos da sua idade. Mas numa bela tarde, chegando da escola, depara-se com uma das empregadas empacotando suas roupas. A notícia de que a família estava de mudança surpreende-o bastante.

A nova casa, consideravelmente menor, ficava muito distante e numa péssima localização. Bruno logo sente falta de vizinhos com casas tão bonitas quanto a sua, da escola, das feiras e até das ruas intransitáveis. O caso é que o Fúria tem grandes planos para o pai de Bruno e, por isso, incumbira-o de uma importante missão naquele novo lugar chamado Haja Vista, embora Gretel (irmã mais velha de Bruno) insista em afirmar que a pronúncia daquele nome era outra.

Muitos fatores deixam Bruno intrigado quanto a Haja Vista: soldados circulando o tempo todo, uma cerca enorme que circunda sua nova casa, mas, principalmente, centenas de homens e meninos vestidos com pijama listrado, vistos ao longe de sua janela. A vida do garoto torna-se menos tediosa naquele solitário lugar quando, decidindo explorar o caminho indicado pela enorme cerca, ele encontra um dos meninos de pijama listrado.

Separados pela cerca, os dois garotos principiam uma conversa amigável. Bruno descobre que Shmuel é da sua idade, mas que suas vidas são muito diferentes, a começar pelo fato de que na “casa” de Shmuel quase não há comida. Bruno passa a encontrar o novo amigo todos os dias, levando comida para ele sempre que pode, mas prefere esconder aquela amizade, temendo uma possível proibição.

O livro de John Boyne, mesmo narrado em 3ª pessoa, propõe-se a seguir a perspectiva de Bruno, mostrando-nos os horrores da guerra sob um olhar ingênuo/infantil. À medida que avançamos na leitura, vamos compreendendo melhor a situação real da família do garoto.

Boyne utiliza-se de certas expressões fixas que vão se repetindo ao longo do livro, tornando o texto ainda mais infantilizado, como se o narrador fosse um adulto que tenta adequar seu discurso para uma longa conversa com uma criança. Essas repetições quase sempre surtem um efeito positivo ao texto, mas eu certamente teria evitado os desnecessários e cansativos “disse Bruno” e “disse Shmuel”.

Outro detalhe que me incomodou foi a excessiva reserva do narrador perante cenas como o ataque sofrido por Pavel pelo tenente Kotler, muito mal explicado em razão do teor de violência da passagem. Algumas lacunas e incoerências também são dignas de nota. Os repetidos encontros entre Bruno e Shmuel são bastante improváveis, avaliadas as respectivas circunstâncias. E será que só eu fiquei curioso pra saber o que Bruno escondia no fundo do guarda-roupa? “[...] aquelas coisas que ele escondera no fundo e que pertenciam somente a ele e não eram da conta de mais ninguém” (pág. 15).

O Menino do Pijama Listrado é o tipo de livro que mostra o que há de melhor e pior no ser humano. Se o horror da guerra partir seu coração, a imagem de dois meninos de mãos dadas não deixará morrer nossa esperança.

Avaliação: ★★★★

Daniel Coutinho

*** 

Instagram: @autordanielcoutinho
SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário