segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Por que ninguém lê Caridad Bravo Adams?

SIGA-ME NO INSTAGRAM: @autordanielcoutinho


Caridad Bravo Adams


Você já ouviu falar em Caridad Bravo Adams? Provavelmente não. Se, porém, você, assim como eu, passou a adolescência assistindo novelas mexicanas no SBT, é bem provável que lembre deste nome. Na verdade, até hoje os argumentos de Caridad Bravo Adams fazem sucesso com o público de telenovelas no mundo todo. Grandes sucessos como Cañaveral de Pasiones, La Mentira, Corazón Salvaje, Yo No Creo en los Hombres e Abrázame Muy Fuerte continuam cativando as grandes massas, seja em suas versões primitivas, como também pelos remakes. Caridad Bravo Adams continua sendo um grande sucesso através das telenovelas, mas seu nome é mesmo tão obscuro, que poucos telespectadores lembrarão dele.

E o que dizer de seus livros? As obras que deram origem às telenovelas de hoje! Estão todos esquecidos. Pelo que sei, nem no México se edita mais. Em lugar nenhum. Com muita sorte e bastante dinheiro, você encontra algum exemplar velho nos sebos estrangeiros e “mercados libres” da web. Ao que parece, Caridad nunca foi traduzida para o português. E como lamento tudo isso! Como queria ler seus romances Pecado Mortal e Soledad, nos quais se baseia Abraça-me Muito Forte, aquele novelão com Aracely Arámbula e Fernando Colunga. Leria qualquer livro seu que encontrasse. Sempre tive curiosidade de conhecer sua obra no original, mas como já se viu, parece que ninguém mais no mundo está interessado em publicar seus romances novamente.

Para quem ainda estiver boiando e não entendeu nada do que eu disse, vou explicar melhor.

Caridad Bravo Adams (1908-1990) foi uma escritora mexicana de grande sucesso. Dedicou-se a vários gêneros, especialmente ao romance e à poesia. Publicou mais de vinte livros, muitos deles adaptados para novelas do rádio e da televisão. Como já disse, sua obra continua sendo aproveitada até os dias atuais, pois o êxito de suas histórias continua inabalável. O motivo do post é minha indignação ante o descaso para com a obra literária de Caridad, que não é mais editada nem no México.

Será que os mexicanos não leem? Não têm apreço pela obra de sua ilustre compatriota? Aproveitam-se do talento de Caridad com as rentáveis produções televisivas, nas quais seu nome aparece muito rapidamente nos créditos, mas não se preocupam em difundir a obra da escritora, quem dirá estudá-la. Sempre achei que o Brasil é um país fraquíssimo no quesito “leitura”, mas estou vendo que os mexicanos levaram “a melhor” nessa. O descaso para com a obra de Caridad Bravo Adams é a prova viva do que estou dizendo. Nenhum de seus livros é comercializado atualmente. Quem quiser adquiri-los, trate de garimpar nos sebos e alfarrabistas.

Alguém poderá dizer (talvez até um mexicano) que se a obra de Caridad não é mais editada, é porque a mesma não teve força suficiente para resistir ao implacável tempo. Certamente, o fato de um autor fazer sucesso em vida não assegura sua imortalidade. É bem verdade que não conheço as qualidades literárias da autora de La Mentira. Talvez suas obras sejam uma droga mesmo! Mas se elas fazem tanto sucesso na TV (e, em relação a isso, Caridad tem resistido ao tempo), é de se supor que algo de bom comportem. Mas o que me admira mesmo é a indiferença dos telespectadores de hoje pelos livros. É bem provável que 99% das pessoas que acompanham tramas mexicanas não tenham o hábito de ler. Pois havendo um interesse notável por parte do público, isto não animaria as editoras a desencavar Caridad das cinzas? Penso que sim.

Felizmente, ainda é sim possível ler Caridad Bravo Adams (no original) graças aos esforços de uma minoria de leitores que disponibilizaram algumas de suas obras em formato digital. Os links são compartilhados no Facebook e não têm fins lucrativos. Contudo, não encontrei os desejados Pecado Mortal e Soledad. Estão disponíveis para download, além da trilogia Corazón Salvaje, os romances La Mentira, Cristina, Bodas de Odio, Una Sombra entre los Dos, Al Pie del Altar, Más Fuerte que el Odio, Águilas Frente al Sol e El Destino de un Patriota. A quem interessar, as obras estão disponíveis na página Biblioteca Virtual. Não posso opinar sobre a qualidade das edições, porque ainda não li nenhuma. Não domino o espanhol, mas com um dicionário de lado, posso até encarar.

Caridad Bravo Adams me lembra muito a escritora brasileira Maria José Dupré ou Sra. Leandro Dupré, como gostava de ser chamada. Seus romances, tal como os de Caridad, granjearam muito sucesso com o público, alcançando a televisão com Éramos Seis. Aqui, felizmente, a Sra. Leandro Dupré continua sendo editada. No entanto, dos onze romances publicados, somente Éramos Seis resiste ao tempo. Alguns de seus livros infantis também continuam nas livrarias, como A Ilha Perdida e alguns da série O Cachorrinho Samba. Tenho orgulho de dizer que tenho a obra completa dessa grande autora, tão elogiada por Monteiro Lobato, e tão subestimada pela crítica contemporânea. De sua obra, só li Éramos Seis e sua sequência Dona Lola. O primeiro é um verdadeiro primor, obra de uma delicadeza emocionante. Dona Lola não me pareceu grande coisa. Não é um livro ruim, mas comparado a seu antecessor, é bem menos significativo. Já está na hora d’eu voltar a ler seus livros. Brevemente, lerei O Romance de Teresa Bernard. Já estou com saudades da nossa Caridad Bravo Adams brasileira.


Enfim, precisava desabafar minha insatisfação para com essa injustiça à obra de Caridad Bravo Adams. Queria poder ler suas obras em edições físicas e, claro, traduzidas para o português. Mas, conforme já se viu, se o México não está interessado nisso, o Brasil muito menos. Vou me conformar em ler as edições digitais que baixei. Mas estou em dúvida: se devo começar por La Mentira ou Bodas de Odio. A primeira deu origem à novela A Mentira, com Guy Ecker e Kate del Catillo; a outra é o argumento de Amor Real, com Adela Noriega, Fernando Colunga e Mauricio Islas.

Essas novelas mexicanas... rs.

Daniel Coutinho

*** 

Instagram: @autordanielcoutinho
SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

53 comentários:

  1. Acabo de assistir a novela, muito fascinante. É uma pena que autoras brilhantes, como a Caridid, estejam esquecidas no tempo, achei o primeiro livro da trilogia Coração Selvagem traduzido para o o português, espero encontrar os outros. Grata por sua opnião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marlly! Você conseguiu em PDF? Poderia enviar para o e-mail que aparece ao final da postagem? Consegui baixar apenas o segundo livro (Mônica) em português.

      Excluir
    2. Boa noite!
      Por favor quem tiver mandem os livros em pdf para mim no e mail!!! Pode ser no nays_freitas@hotmail.com obrigadaaaa

      Excluir
    3. Boa tarde, onde posso baixar Corazon Salvaje em português?

      Excluir
    4. Boa noite. Por gentileza, se alguém tiver como, me envie o PDF da Novela Coração Selvagem. Grata desde já, email: alexyavanss@hotmail.com.

      Excluir
  2. boa noite Marlly, assistir tambem a novela e me apaixonei pela mesma ,ja procurei tanto o livro e nao encontrei, vi seu comentario e possivel por favor enviar pa ra meu imail o livro.Grata pela sua atençao.

    ResponderExcluir
  3. OI...BAIXEI OS 3 LIVROS CORAÇÃO SELVAGEM PELO FORUMEIROS....DIGITEI: BAIXAR NOVELA CORAÇÃO SELVAGEM , E APARECEU ESSA OPÇÃO, ETÁ EM PORTUGUES OS 3 VOLUMES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia
      Você podia enviar os 3 volumes em português para o meu e-mail?
      autordanielcoutinho@gmail.com
      Fico agradecido desde já. Abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. gente... SOS, alguém conseguiu? to querendo lera trilgia

      Excluir
    4. Mande uma solicitação para autordanielcoutinho@gmail.com

      Excluir
    5. Olá ainda tem?,se possivel me manda os 3 livros em português no meu email?.Grata desde já♡

      Liviacrystina0007@gmail.com

      Excluir
    6. por favor me envie também os livros!!pode ser em espanhol lely_francine@hotmail.com

      Excluir
    7. oi vc poderia me mandar os pdf vivianenscmnt36@gmail.com

      Excluir
    8. Olá, Daniel Coutinho. Poderia me enviar tbm os três do coração selvagem em português? Agradeceria muito. Estou louca atrás deles

      Excluir
    9. Meu e-mail é: brancamcet@gmail.com

      Excluir
    10. Daniel Coutinho, poderia me mandar também por favor. Meu email: alexyavanss@hotmail.com

      Excluir
  4. eu sei espanhol se quiserem que eu traduza

    ResponderExcluir
  5. Olá. Estou louca atrás desses livros e não os encontrei, seria possivel me enviar? desde já grata.

    procopiosbap@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, poderiam enviar no meu email os livros por favor.
    alita.filha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Amei seu blog! Parabéns pelo belo trabalho! Sou fã da novela Coração Selvagem e não consigo achar os livros em português. Já enviei um e-mail para você pedindo se você pode, por gentileza, me enviar os três livros em português. Um grande abraço, Giselle Meu e-mail é giselinda.ggomes@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa noite. Eu sou um admirador das telenovelas escritas pela Caridad ou baseadas nos seus argumentos. Admito que comecei a me interessar quando assisti "Amor Real" em 2004. É realmente laborioso encontrar os livros impressos. Eu adquiri vários entre 2010 e 2012. Comprava diretamente do México, exceto uns 2 que comprei da Argentina. Hoje, infelizmente, as condições financeiras não me permitem comprar mais até completar a coleção. Hoje eu tenho:

    * La Mentira
    * Deborah (maravilhoso - foi o primeiro que li)
    * La Desconocida
    * Tormenta de Pasiones (volume I E II)
    * Paraíso Maldito
    * Trágica Revelación
    * Águeda
    * Bodas de Ódio
    * Tzintzuntzan: la noche de los muertos
    * Infierno azul
    * La Intrusa (Gabriela)
    * Reina sin Corona (volumes I e II)

    Eu sei que ainda faltam muitíssimos livros.

    Infelizmente, eles estão bem amarelados pela ação do tempo, mas como já foi falado no blog, infelizmente estes livros não são mais publicados nem no México. Uma lástima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana! Você tem muitos livros dela, hem!
      Você não vende? rsrs Gostaria de conseguir La Mentira, Bodas de Odio e La Intrusa. Grande abraço!

      Excluir
  9. obrigada por este texto, estou revendo Coração selvagem, AMO essa novela e me interessei em ler o livro, vou baixa-lo. Também Amo a novela Amor Real e dom certeza lerei o livro também. Obrigada pelo seu desabafo, atraves dele obtive o conheciemtno doslivros. Abraço forte!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, também admiro os livros dessa autora,após muito procurar na internet consegui com uma peruana alguns em pdf, eles são:bodas de odio (amor real),al pie del altar e una sombra entre los dos (desses fizeram canavial de paixoes e abismo de paixao) e outros livros, inclusive o raro "LA MENTIRA" se alguém quiser, eu posso mandar pó e-mail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, veja se sua amiga não teria "Pecado Mortal" e "Soledad". Queria muito! Abraço.

      Excluir
    2. Boa noite,
      Poderia me enviar os PDF
      Serei eternamente grata, procuro á muito tempo essa obras!
      claudia.valdenia@gmail.com

      Excluir
    3. Oi...vc poderia me enviar bodas de ódio ??? crismed_vet@hotmail.com
      Obrigada!

      Excluir
    4. Adoraria ter os livros da Caridad que puderem me enviar, tenho Coração Selvagem apenas se alguém quiser, entre em contato pelo e-mail dalvafpeixoto72@gmail.com, envio com certeza. Abraços.

      Excluir
  11. Olá, por favor poderia enviar os 3 livros de coração selvagem para o meu email, a muito que procuro.
    eldajoaquim.ej@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Daniel, você poderia me enviar os livros de coração selvagem?
    cynthia.dutra@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enviando hoje ainda. Espero que se apaixone, é muito bom.

      Excluir
  13. Pessoal, vamos trocar livros? Meu e-mail é dalvafpeixoto72@gmail.com da Caridad só tenho a trilogia de Coração Selvagem em português. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, sou apaixonada pela novela coração selvagem e gostaria muito de ler os livros, se poder enviar para meu e-mail chellyps26@gmail.com, ficaria muito agradecida, desde já agradeço a atenção 😉

      Excluir
  14. Boa tarde! Teria como mandar pro meu email a trilogia de coração selvagem? Eu não tenho nenhum livro dessa autora, na vdd não tenho livros em pdf. Fico muito grata pela ajuda
    mariabernadete.lopes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Enviado Maria, espero que goste. Abraços até a próxima.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, teria como me enviar no meu e-mail, karolcris47.35@gmail.com os livros da Caridad

    ResponderExcluir
  17. Olá quem tiver os livros coração selvagem, podem me mandar o pdf, por favor, adaptado ao português ou não, meu email:gecarla100@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu adoraria ter os corações selvagens. Se alguém puder me enviar eu agradeço demais. camilabgfisioterapia@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, acabei de enviar, veja se recebeu, por favor. Espero que se apaixone, assim como eu.

      Excluir
  19. CONSEGUI PECAADO MORTAL E SOLEDAD, ME MANDE SEU E-MAIL QUE TE ENVIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ficarei muito grato se puder me mandar "Pecado Mortal" e "Soledad".
      Mande para o e-mail: autordanielcoutinho@gmail.com

      Excluir
    2. Gostaria muito tb de ter estes dois livros "Pecado Mortal e Soledad" , por favor envie para dalvafpeixoto72@gmail.com, agradeço imensamente.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Me envie por favor, aguardando Pecado Mortal e Soledad.

      Excluir
  20. Concordo plenamente com o texto. Gosto muito das novelas cujo texto original são da Caridad Bravo Adams. Um dia desses eu andei pesquisando pra ver se encontrava algum livro dela pra ler, mas não achei nada. Tenho vontade de ler Estafa de amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, o que vc tem dela? Tenho Coração Selvagem, se quiser, envio.

      Excluir
  21. pelo amor de deus me envia a trilogia coraçao selvagem em pdf pelo meu e-mail? anacarolinasubtil2@gmail.com

    ResponderExcluir