segunda-feira, 14 de março de 2016

Mais Livros! - MAR/2016



O Mais Livros! deste mês está tão bom quanto diversificado: livros novos e usados, clássicos e modernos... Muita coisa boa mesmo!

Este mês, adquiri mais livros da saudosa Cosac Naify, o que só reiterou a certeza que tinha sobre a qualidade dos livros dela. Os 5 livros que obtive são realmente deslumbrantes. Fábulas Completas de Esopo é uma obra, a meu ver, essencial. A edição é em capa dura, revestida de tecido aveludado; a impressão do texto é em vermelho, acompanhada de várias ilustrações; as fábulas estão dispostas em ordem alfabética, algumas delas são inéditas em português; a tradução foi realizada direto do grego. Está mesmo impecável, mas o material da capa dificulta um pouco a abertura do livro, de maneira que abri-lo requer certo cuidado. Não localizei a famosa fábula do sapo e do escorpião. Talvez esteja com outro título. Alguém poderia me informar?

Aquele velho dizer “uma coisa puxa outra” é bem verdadeiro. Por isso, ainda da Cosac, adquiri Contos da Mamãe Gansa, de Charles Perrault, e os Contos Completos dos irmãos Grimm. O primeiro traz as versões originais de clássicos como Cinderela e Chapeuzinho Vermelho; cada conto está impresso em um tipo de papel diferente e o traço das ilustrações também varia em cada história; um show de edição! O segundo está num box com 2 volumes, representando os dois livros organizados pelos irmão Grimm: o de 1812 e o de 1815; o miolo é constituído de papel de várias cores, dando um visual arco-íris ao corte do livro; é ilustrado com xilogravuras; mais uma edição estupenda! Quanto aos outros dois livros da Cosac, são eles: O Som e a Fúria, de William Faulkner, e Sangue no Olho, da chilena Lina Meruane. Este último é obra contemporânea e confesso que comprei instigado pelo criativo projeto gráfico: as páginas vão escurecendo conforme a protagonista do romance vai ficando cega. Essa Cosac vai fazer falta mesmo!

Adquiri outro romance da Ana Miranda, que mais uma vez, foi o único livro nacional do mês: Desmundo, que já foi inclusive filmado há alguns anos. E sim... não resisti a esta edição pop-up d’O Pequeno Príncipe, do Exupéry. Não, este livro não é da Cosac, mas é também uma obra de arte. As ilustrações parecem mesmo saltar das páginas; a dos baobás é minha favorita. Necessitava dessa edição, minha gente! Deu até vontade de reler esta pequena grande obra. É... O feriado da semana santa terá Exupéry!



Passando pros usados, consegui uma raridade: O Professor, da Charlotte Brontë (editora Global, 1983). É por isso que eu amo os sebos! Esse romance está há muito fora de circulação, embora haja promessa da queridíssima editora Pedrazul de lançá-lo em 2017. De qualquer forma, já garanti o meu. Outra obra não menos rara que consegui foi O Judeu Errante, que é obra das mais importantes de Eugène Sue, ao lado de Os Mistérios de Paris (que continuo procurando). A edição em 3 volumes é do Grupo Editorial Paulista; não traz ano, mas pelas condições, imagino que deva ser de meados do século passado; tem um total de 1250 páginas aproximadamente.
 
Ia esquecendo! Quando lembrei, já tinha feito a fotografia principal e guardado os livros. O saldo deste mês completa-se com Persuasão, de Jane Austen, em edição belíssima da editora Zahar. O livro foi acrescido de duas novelas: Lady Susan e Jack & Alice. A edição segue o padrão de qualidade que a Zahar sempre utiliza em seus clássicos.

Daniel Coutinho

*** 

SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário