terça-feira, 20 de abril de 2021

Amor e Pátria, de Joaquim Manuel de Macedo - RESENHA #156

Dando sequência ao meu propósito de ler o teatro completo do doutor Macedinho (projeto este que andava meio abandonado rs), li desta vez o drama Amor e Pátria (1859), peça esta constituída num único ato.

A ação se passa poucos dias após a independência do Brasil e, embora classificada como drama, a peça tem ares de opereta cômica. De poucos personagens, Amor e Pátria traz um enredo simples e ligeiro.

É o aniversário de Afonsina e, para tal ocasião, seus pais, Leonídia e Plácido, reservam-lhe uma grande surpresa. Nossa aniversariante é uma jovem bastante instruída em conhecimentos diversos, o que a torna alvo das censuras de seu tio Prudêncio, que julga a educação de Afonsina um tanto inapropriada para uma mulher que, no seu entender, deveria entender menos de política que do ofício doméstico.

É interessante reconhecer nesta, como em outras obras de Macedo, seu esforço em defender o lugar da mulher na sociedade brasileira, mas um lugar distinto daquele que se entendia em meados do século XIX. Afonsina é uma mulher preocupada com o futuro político de sua pátria e, por sua vez, censura o tio por seu comodismo perante os conflitos em torno da independência da nação.

O sentimento patriótico de Afonsina, contudo, encontrará abrigo no coração de Luciano, jovem revolucionário e defensor do príncipe (que se tornaria D. Pedro I). No entanto, uma rede de mentiras leva a crer que Plácido é um inimigo do príncipe português, e que Luciano fora seu denunciante, o que compromete a surpresa do aniversário de Afonsina, como também o destino do jovem casal.

Não saberia apontar as pretensões de Macedo com esta breve cena dramática. A despeito de seu tema patriótico, Amor e Pátria está longe de alcançar a dramaticidade épica d’O Jesuíta de Alencar, por exemplo. Se a intenção, porém, era tão somente celebrar nossa independência através de um passatempo corriqueiro, certamente que o objetivo não se perdeu.

Avaliação: ★★★

Daniel Coutinho

 ***

Instagram: @autordanielcoutinho

SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário