sábado, 14 de janeiro de 2017

TOP 10 - MELHORES LEITURAS DE 2016!!!


"Saint-Clair das Ilhas" (1803), da inglesa Elizabeth Helme


2016 foi um ano bastante mediano de leituras; não falo em relação à quantidade de livros lidos, mas do quanto esses livros me agradaram. Apenas 5 títulos foram avaliados em 5 estrelas e isso me deixou bastante insatisfeito, pois meu desejo era que todos os livros deste Top10 fossem agraciados com minha nota máxima. Também não foram muitos os livros reconhecidos com 4 estrelas. O bom disso tudo é que, pelo menos, não foi tarefa difícil realizar essa lista de melhores leituras do ano, dispostas, como de costume, por ordem de preferência do último ao primeiro colocado. Vamos então relembrar esses 10 livros incríveis que marcaram meu ano de 2016!

# 10º lugar A OUTRA FACE, de Sidney Sheldon
Minha primeira experiência com o romance policial e com Sidney Sheldon parece ter dado um bom resultado. Quando peguei esse livro, jamais imaginei que ele pudesse entrar para uma lista como esta; e ainda que tenha ficado na última posição, considero uma grande proeza para ele. Sidney Sheldon me surpreendeu com sua tensão e seu ritmo constantemente acelerado. Nem conto o que sofri com Judd rs.

# 9º lugar MENINA MÁ, de William March
Livro de suspense simplesmente maravilhoso! Rhoda me deixou de queixo caído várias vezes com sua maligna dissimulação. E o que dizer de Christine? Sinceramente não queria estar no lugar dela. Trágico, triste e sobretudo CHOCANTE!!!

# 8º lugar PELO SERTÃO, de Afonso Arinos
Livro deliciosíssimo. Não achava que fosse gostar tanto de Afonso Arinos, que tem um regionalismo vigoroso que mistura rusticidade e poesia. Não teve um conto do qual eu não gostasse. Simões Lopes Neto e Hugo de Carvalho Ramos que se cuidem! Afonso Arinos me conquistou rsrsrs.

# 7º lugar A MISSÃO, de Ferreira de Castro
É difícil falar desse livro, especialmente porque sou consciente de que não absorvi o quanto queria da leitura. Foi, sem dúvidas, uma das maiores surpresas do ano. Literatura portuguesa de alta qualidade: reflexiva, poética, criativa, empolgante e muito mais.

# 6º lugar HERNANI, de Victor Hugo
Morria de curiosidade por esse livro. Finalmente descobri o que fez lotar tantas plateias no século XIX. O trágico Hernani é um clássico por excelência. O quadrado amoroso: Hernani, Dona Sol, D. Ruy e D. Carlos constitui uma das páginas mais brilhantes da história do teatro francês.

# 5º lugar O INIMIGO DO REI, de Lira Neto
Biografia incrível, por um biógrafo também incrível, e com um biografado ainda mais incrível ainda: Alencar. O Inimigo do Rei, mais do que a experiência de me fazer conhecer as diversas facetas do autor de Iracema, me fez reviver todas as obras desse magistral escritor brasileiro, patriarca de nossa literatura.

# 4º lugar CASA DE PENSÃO, de Aluísio Azevedo
Nunca li Aluísio que não gostasse. E com esse livro não foi diferente. Aluísio parece ter uma macumba que me deixa completamente envolvido em todos os seus livros rsrsrs. É um dos poucos escritores que escreve sobre as coisas mais horríveis do mundo, mas que, mesmo assim, eu amo. Amâncio é mais um protagonista pra minha coleção de personagens com quem eu tenho uma esquisita relação de amor e ódio.

# 3º lugar O QUE TINHA DE SER..., de Mário de Alencar
A maior surpresa do ano! Livro simplesmente incrível! Como Mário de Alencar conseguiu me chocar tanto com uma história tão simples e pequena? Só lendo pra entender. É uma pena que não tenha escrito mais. Eis um livro para se devorar num instante. Ah, Joana... Eu entendo você, Joana. O próprio Luiz Nunes entendeu, ainda que não imediatamente.

# 2º lugar A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS, de Júlio Verne
Que eu fosse gostar desse livro, já era previsto. Mas confesso que achava que seria um livro de aventuras muito divertido e nada mais. Quem estiver pensando que Júlio Verne é só aventura, está muito enganado. Verne não é menos que um gênio. O conhecimento desse homem é digno mesmo do aplauso da posteridade. Muito amor por Phileas Fogg, e por Chavemestra também, claro!

# 1º lugar SAINT-CLAIR DAS ILHAS, de Elizabeth Helme
Quem diria que o primeiro romance do ano seria o melhor? Não tenho palavras para expressar o meu amor por Saint-Clair. Foi um dos raros casos em que eu quis reler o livro assim que terminei. É daquelas obras em que os personagens permanecem com a gente por um longo tempo, e parecem não querer partir rsrsrs Como esquecer o bravo Saint-Clair, o nobre Randolfo, a bela Ambrozina, a terrível Eleonora, a orgulhosa Mariana, o grande chefe Monteith, a prestativa Mary, o saliente cavaleiro de Bourg, os outros proscritos, a Ilha de Barra, toda a beleza da Escócia enfim? A palavra que melhor descreve este livro é: INESQUECÍVEL.

Daniel Coutinho

*** 

SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário