segunda-feira, 23 de maio de 2022

O Crime de Lord Arthur Savile e outras histórias (Lord Arthur Savile's Crime and other stories), de Oscar Wilde - RESENHA #182

Se Oscar Wilde não me arrebatou com sua primeira coleção de histórias, nesta segunda fui devidamente cativado por suas deleitosas páginas. O Crime de Lord Arthur Savile e outras histórias (1891) trouxe-me o que eu desejava usufruir no reencontro com o autor de Dorian Gray.

O volume reúne quatro narrativas: duas novelas e dois contos. A superioridade das novelas fez-me pensar que Wilde dava-se melhor com histórias longas. De fato, “O crime de Lord Arthur Savile” e “O fantasma de Canterville” (esta última sendo mais famosa) são verdadeiras joias literárias, para se ler e reler com deleite. “A esfinge sem segredo” é possivelmente o melhor conto do autor, e “O modelo milionário” o impedimento para o livro receber nota máxima.

Em “O crime de Lord Arthur Savile”, o jovem Arthur, às vésperas do casamento, enche-se de temores pela predição feita por um quiromante. É revelado que ele cometeria um assassinato. Assim, preocupado com a possibilidade do crime intervir em sua felicidade conjugal, Arthur decide antecipar o quanto antes aquela página negra de seu destino.

“O fantasma de Canterville” dispensa apresentações, sendo a narrativa wildiana mais famosa depois de O Retrato de Dorian Gray. Fiquei simplesmente fascinado com a perícia com que o autor mescla o mistério e o humor tão naturalmente. Ao tempo que ficava curioso pelo rumo que a história tomava, divertia-me frequentemente com as investidas malogradas do fantasma de Sir Simon. A participação de Virginia na resolução da trama é a cereja do bolo, conferindo aquele toque especial de filminho vespertino.

“A esfinge sem segredo” traz uma história excêntrica, bem ao gosto do autor. Lady Alroy é uma viúva com aura de mistério e de comportamento intrigante. Lord Murchison, apaixonado por ela, tentará descobrir os segredos da bela dama.

“O modelo milionário” é uma historieta bem-humorada com direito a um casal apaixonado sem recursos para o matrimônio e uma reviravolta que poderá mudar o curso dos acontecimentos. Se não é tão interessante quanto as narrativas anteriores, ao menos encerra a coletânea simpaticamente.

Não fosse este segundo livro de narrativas menores, talvez que Oscar Wilde só fosse lembrado pela grande obra-prima já citada e suas peças teatrais, as quais também desejo conhecer. Em matéria de ficção curta, O Crime de Lord Arthur Savile e outras histórias é a mais primorosa das obras do autor.

Avaliação: ★★★★

Daniel Coutinho

***


Instagram: @autordanielcoutinho
SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário