sexta-feira, 19 de agosto de 2016

DOWNLOAD! "A Trindade Maldita", de Franklin Távora (obra rara)


Sou um caçador de obras raras. Tenho acentuada estima por livros que estão esquecidos, muitos deles injustamente. Mas não pensem que saio desenterrando qualquer coisa à toa. Meu interesse se concentra em obras de autores que aprecio muito, mas que por algum motivo, estão fora de circulação. Fico arrancando os cabelos quando não consigo achar essas raridades. Felizmente, de tempos em tempos, pesquisando ocasionalmente, acabo tendo a surpresa de achar uma ou outra.

Recentemente, encontrei duas que há muito tempo já havia desistido de achar. São elas A Trindade Maldita e Lendas e Tradições Populares do Norte, ambas do cearense Franklin Távora, o famoso autor de O Cabeleira. Dele, ainda busco incansavelmente o romance A Casa de Palha; portanto, ficaria muito grato se alguém puder dar alguma sugestão de como encontrá-lo, nem que seja a informação de algum periódico em que tenha aparecido essa obra.

A Trindade Maldita e Lendas e Tradições Populares do Norte são obras que achei na mesma fonte do Lembra-te de Mim, já disponibilizado por aqui. Essa maravilhosa fonte, que já muito me tem servido, é a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Eles possuem um acervo fabuloso de periódicos. É prato cheio para qualquer pesquisador.

Infelizmente, nem tudo é assim tão perfeito, e essas duas obras do Franklin Távora estão incompletas. Contudo, são perdas tão mínimas, que em nada impedem a apreciação delas. No caso d'A Trindade Maldita, apenas o 1º capítulo está incompleto. Quanto às Lendas e Tradições Populares do Norte, falta apenas a primeira lenda, que é O sino encantado. A quem puder me orientar de como posso obtê-la, ficarei muito grato!

Um problema das digitalizações da HDBN é a qualidade das imagens, o que deve ser perdoado, levando-se em conta a fragilidade de documentos com mais de 150 anos. Para ler A Trindade Maldita, tive que realizar grande esforço e, para não sofrer o mesmo numa possível releitura, decidi editá-la completamente, atualizando sua ortografia, à maneira como fiz com Lembra-te de Mim, de José de Alencar. Como as Lendas e Tradições Populares do Norte estão bem mais legíveis, isentei-me dessa difícil tarefa.

Como já disse, apenas o 1º capítulo d'A Trindade Maldita está incompleto. O que ocorre é que a narrativa saiu em folhetins do Diario de Pernambuco, de 8 a 12 de abril de 1862, e não 1861 como referem erroneamente a maioria das bibliografias, inclusive na famosa obra Franklin Távora e o seu Tempo, de Cláudio Aguiar. O número do jornal em que se dá a estreia só está disponível até a página 6. Como o folhetim de Távora era sempre publicado na página 8 (que era a última página do jornal), ficamos sem o começo da história. Seria maravilhoso se alguém pudesse localizar em alguma outra biblioteca esse número na íntegra, para assim completarmos a obra.

Felizmente, esse extravio no periódico não prejudicou em nada a leitura da narrativa, que como vocês perceberão, é bastante influenciada pela Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo, que é inclusive citada pelos personagens. O esquema é o mesmo: um grupo de homens chega numa taverna, começam a beber e contam histórias de horror para passar o tempo, enquanto o sono não chega. Em A Trindade Maldita, contudo, as histórias têm um ponto comum, que só será visível aos olhos do leitor no capítulo final, que é mesmo surpreendente. O teor das histórias contadas é espantosamente macabro e devo confessar que fiquei chocado com várias cenas horrorosas. Fico imaginando os leitores do século XIX... Devem ter crucificado Franklin Távora que, ousado, nem lembrou de usar pseudônimo.

Enfim, não poderia deixar de compartilhar com o público o resultado deste laborioso trabalho que foi editar A Trindade Maldita. Deixei ao final do texto, uma nota explicativa que esclarece os procedimentos utilizados no processo de edição. Para os apreciadores de Franklin Távora, da literatura oitocentista, do romance de folhetim, vale muito a pena conferir!

Aproveitem!

A Trindade Maldita (Franklin Távora) DOWNLOAD AQUI!

Daniel Coutinho



A Editora Oitocentista reeditou num único volume A Trindade Maldita e Lendas e Tradições Populares do Norte. Para adquirir seu exemplar, fale com a editora pelo Instagram (@editoraoitocentista) ou por e-mail (editoraoitocentista@gmail.com).

*** 
Instagram: @autordanielcoutinho
SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

9 comentários:

  1. Que bela contribuição a Literatura Brasileira!! Muito boa suas pesquisas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz mesmo com o propósito de ajudar a todos os apreciadores da obra do Franklin Távora. Quando puder, leia! Não é nenhuma obra-prima, mas é curioso, especialmente pelo final, que mesmo sendo um tanto improvável, lembra um pouco aquelas reviravoltas dos cordéis nordestinos.

      Excluir
  2. Excelente trabalho! Mais um detalhe sobre A casa de palha: é o primeiro romance regionalista brasileiro. Na falta dele, hoje, quem recebe esse título é Bernardo Guimarães e seu Ermitão de Muquém. Seria um prazer poder comparar as duas. Grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente seria muito bom se alguma editora se interessasse em desenterrar "A Casa de Palha", porque embora difícil, não penso que seja uma tarefa impossível. Espero que leia "A Trindade Maldita"!

      Excluir
  3. Respostas
    1. De nada! Fico feliz que tenha se interessado por conhecer "A Trindade Maldita".

      Excluir
  4. Como faço para baixar o luvro a trindade maldita??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baixe por esse link: http://www.4shared.com/office/FN5w_6Uece/A_Trindade_Maldita_-_Franklin_.html

      Excluir
  5. Olá Daniel. Parabéns pelo belo trabalho. Por favor, como faço para baixar o livro Lendas e Tradições do Norte? Se puder me enviar a resposta para sendtko@gmail.com eu agradeço muito. Forte abraço.

    ResponderExcluir