quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Tipo uma História de Amor (Like a Love Story), de Abdi Nazemian - RESENHA #150

É sempre uma alegria conhecer bons autores contemporâneos, principalmente porque, para mim, não costuma ser muito corriqueiro; mas, quando acontece, é de fato maravilhoso. Assim, não foi com grandes expectativas que iniciei a leitura de Tipo uma História de Amor (2019), do iraniano-americano Abdi Nazemian.

Este é um daqueles casos em que sou fisgado pela capa e, logo em seguida, por uma sinopse promissora. Contudo, não imaginava que a experiência de leitura seria tão apreciável, a julgar pelo fato de que não tenho grandes simpatias pelo gênero YA. O livro é narrado em três pontos de vista pelos personagens centrais da trama: Reza, Art e Judy.

Reza é um adolescente iraniano que, após a morte do pai, muda-se com a mãe e a irmã mais velha para o Canadá. Quando a mãe de Reza contrai segundas núpcias, eles vão viver em Nova York, à exceção de Tara (irmã de Reza), que entraria para a faculdade.

O padrasto de Reza é um homem rico e aparentemente simpático, mas Saadi, o filho dele, é o oposto de Reza no que se refere a estilo e personalidade. Enquano Saadi é um cara “normal” e de comportamento heteronormativo, Reza sabe que é gay, mas não tem coragem de revelar isso a ninguém.

O que mais acentua o medo de Reza quanto à possibilidade de assumir sua sexualidade é a epidemia de aids, que atingia seu auge no final dos anos 80, época em que se passa a história. Nessas circunstâncias, o garoto decide tentar um relacionamento com Judy, uma aspirante a estilista de moda que passa longe dos padrões de beleza, mas ele acaba se apaixonando por Art, o melhor amigo de Judy.

Art é o único garoto gay assumido da escola. De estilo extravagante e chamativo, é apaixonado por fotografia e participa ativamente dos movimentos militantes da comunidade LGBT+. Embora também se sinta atraído por Reza, prefere esconder seus sentimentos de sua melhor amiga para não magoá-la.

Outro personagem bastante relevante para a trama é Stephen, tio de Judy que, além de ter perdido seu companheiro para a aids, também é portador do vírus HIV. Judy, Art e o tio Stephen tradicionalmente viam filmes antigos nas noites de domingo. A chegada de Reza, contudo, acaba interferindo na relação amistosa do trio.

Abdi Nazemian constrói uma trama excelente que, para além de envolver o leitor, tem o mérito de instruí-lo e preveni-lo sobre várias situações, isto levando-se em conta o público-alvo da obra: adolescentes da comunidade LGBT+ que estão se descobrindo e se iniciando sexualmente.

Além de muitos esclarecimentos sobre aids e o vírus HIV, o autor expõe a dificuldade de aceitação dentro do seio familiar, a homofobia dentro das escolas, como também a existência de políticos e pessoas influentes que menosprezam a população queer. E, para não citarmos apenas fatores negativos, vale lembrar as diversas referências a pessoas que lutaram pela diversidade sexual, sobretudo artistas como Madonna, para quem o livro não deixa de ser uma explícita homenagem.

Tipo uma História de Amor mantém-se na linha do ótimo do início ao fim. É lúdico e informativo, pois nos comove com suas cenas delicadas ao passo que nos põe a par da história do movimento LGBT+ em sua luta contra a aids e a favor do direito de ser quem você é.

Avaliação: ★★★★★

Daniel Coutinho

***

Instagram: @autordanielcoutinho
SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798 
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário