terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Majupira, de João Batista de Melo e Souza - RESENHA #174

Todos vocês devem conhecer Malba Tahan e talvez até já tenham lido O Homem que Calculava. Mas aposto que não sabiam da existência de um irmão mais velho do autor e que, como ele, era excelente prosador. Que maravilha que foi para mim conhecer, neste começo de ano, a ficção de João Batista de Melo e Souza.

Majupira (1938) é um romance romântico do século XX e, talvez por se associar a esse Romantismo tardio, acabou ficando esquecido. É bem verdade que, de modo geral, os gostos mudaram bastante desde a primeira geração modernista. Mas sempre haverá leitores que, como eu, têm interesses diferenciados.

João Batista teve a proeza de construir uma narrativa cuja leveza se preserva do início ao fim. Mesmo os episódios mais movimentados e embaraçosos são suavizados por um estilo “fofo” e “bonitinho”. O primeiro terço do romance talvez seja o que mais surpreende, pois nada de sensacional acontece, e mesmo assim o livro consegue ser vívido e cativante.

A pacata vilazinha do Pequiri servirá de moldura ao idílio de Osvaldo e Maju: ele, um médico que veio do Rio para averiguar o sítio que servirá de sede para uma fábrica de laticínios; ela, a simpática e recatada professora da vila. O romance dos dois dá-se naturalmente, encontrando oposição apenas na negativa do pai do moço.

O título do livro foi que não me pareceu dos mais acertados. Majupira é um grupo de garotos, todos eles alunos da Maju, que se reúnem para brincadeiras e pequenas missões. Mas afora Pedro Luiz, chefe do grupo, os outros meninos têm uma participação modesta na história. Por mais que o Majupira simbolize a união e o patriotismo que reverberam em toda a obra, o livro é muito mais sobre Majulinha e os demais moradores do Pequiri.

É uma delícia acompanhar os tipos do lugar e suas pequenas intrigas. O autor é dotado de um senso de humor bastante agradável; humor simples, sem malícia, do tipo que provoca bem-estar em quem o absorve. Glorinha, uma quase-irmã de Maju, é dos tipos que mais me divertiram. Seu olhar crítico para com os moradores do lugar; sua pose de mulher autoritária perante o Genelício, seu noivo; sua linguagem toda peculiar e cheia de trocadilhos; tudo isso torna a leitura ainda mais interessante.

A figura do vilão na pessoa do inspetor Altino Soares também rende bons momentos ao livro. A princípio, a participação dele parece ser de mínima importância, pouco sugerindo do rebuliço que acaba se desdobrando das intrigas que conspira contra a inocente Majulinha.

E o que dizer de Pedro Luiz? Um típico personagem alencarino, daqueles que, além de terem as melhores qualidades, empregam-nas na execução de planos e missões que salvam os mocinhos e castigam os vilões. Como se não bastasse ele ser um personagem adorável, seu romancezinho com Guaraciaba, a afilhada de Maju, conquista de vez o coração do leitor.

Majupira é, em resumo, um livro lindo. Possivelmente não agradará leitores muito exigentes ou que sejam mais afeitos a histórias contemporâneas. É um romance para pessoas que são sensíveis à simplicidade dos pequenos lugares e à prosa gostosa de seus habitantes. É o tipo de livro que infelizmente não se escreve mais.

Avaliação: ★★★★

Daniel Coutinho

***


Instagram: @autordanielcoutinho
SKOOB: http://www.skoob.com.br/usuario/1348798
Escreva para o blog: autordanielcoutinho@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário