sábado, 4 de janeiro de 2025

TOP 5 - MELHORES LEITURAS DE 2024!!!

Muitas demandas comprometeram o meu tempo de leitura em 2024; mas, mesmo assim, tive o prazer de conhecer alguns livros maravilhosos que eu não poderia deixar de enaltecer nessa lista já tão conhecida com as melhores leituras do ano. Vamos a ela!

  

# 5º lugar  CORREIO DA ROÇA, de Júlia Lopes de Almeida (3 estrelas)

Todos aqui sabem que D. Júlia já é minha escritora favorita da vida. Em 2023, a melhor leitura do ano foi um livro dela, e seus livros, de modo geral, têm me surpreendido bastante. Este Correio da Roça, por ter uma proposta diferente dos demais, sendo mais didático e menos literário, acabou não agradando tanto. Mas a autora de A Falência, mesmo num livro menor, ainda consegue ser grandiosa. Não fossem os fins específicos do livro, a galeria de personagens deste romance epistolar poderia ter rendido outra narrativa campesina da envergadura de A Família Medeiros. Mesmo assim, Correio da Roça consegue ser singelo e agradável, entregando uma leveza que, em alguns momentos, é extremamente necessária.


# 4º lugar AS FATALIDADES DE DOUS JOVENS, de Teixeira e Sousa (3 estrelas)

Eu quase dei “4 estrelas” a este segundo romance de Teixeira e Sousa, tamanho foi o crescimento demonstrado pelo autor em um breve espaço de tempo. Os primeiros capítulos das Fatalidades são deliciosíssimos e me conquistaram de imediato. O livro segue maravilhoso até mais da primeira metade, mas a parte final, a meu ver, deixou muito a desejar. A conduta impiedosa de Geraldino me pareceu pouco condizente com seu perfil de mocinho romântico. Mas há tanta matéria interessante no romance, além de personagens secundários que roubam a cena diversas vezes, que não estou bem seguro de ter sido justo em minha avaliação.


# 3º lugar  OS ROMANCES DA SEMANA, de Joaquim Manuel de Macedo (4 estrelas)

Há quanto tempo não tínhamos um Dr. Macedinho por aqui, não é mesmo? Eu já estava com saudades, e esta coletânea de contos e novelas foi uma escolha muito acertada, por me mostrar várias facetas de um mesmo ficcionista. Certamente não há nada de extraordinário em nenhuma das narrativas deste livro, mas o estilo de Macedo, que é um excelente contador de histórias, nos cativa de forma tal, que parecemos crianças no colo do vovô. Um livro simplesmente delicioso!


# 2º lugar  ANGÉLICA, de Maria José Dupré (4 estrelas)

Estou amando conhecer a fase final da ficção da autora de Éramos Seis, ao mesmo tempo que lamento estar esgotando uma fonte tão preciosa. Socorro, que só me resta mais um romance! Angélica nos revela uma faceta diferente da romancista, que aqui faz uso do suspense psicológico. Acompanhamos a trajetória da “garotinha ingênua” pelos olhos de Constança, que vê na pequena Angélica uma possibilidade para realizar-se como mãe; mas o tempo acaba trazendo à tona revelações que mudam completamente o rumo dessa história. A modernidade de Angélica, tanto na forma quanto na substância, me fez pensar que este livro precisa ser redescoberto urgentemente pelo leitor contemporâneo.


# 1º lugar  A MORGADINHA DOS CANAVIAIS, de Júlio Dinis (5 estrelas)

Em todos os anos, graças a Deus, vivemos momentos felizes. E posso dizer, com toda certeza, que fui feliz lendo este livro! Quando penso nas leituras do ano passado, lembro imediatamente da Morgadinha; quando penso nos grandes livros que li recentemente, o romance de Júlio Dinis segue sendo lembrado. A Morgadinha dos Canaviais é uma verdadeira obra-prima da literatura portuguesa. É o tipo de livro que por si só já é um acontecimento. Não entendo, de verdade, o motivo de ser tão pouco conhecido. Talvez ainda persista certo preconceito com a literatura romântica, mesmo quando falamos de clássicos. Mas a grandeza da Morgadinha supera qualquer rótulo ou estereótipo de época. É um romance cheio de vida, com tipos muito realistas e episódios bem-humorados. Finalmente, A Morgadinha dos Canaviais é desses livros que, quando concluídos, nos fazem vibrar de contentamento por termos vivido uma experiência incrível.


Daniel Coutinho

***  

Instagram: @autordanielcoutinho

E-mail para contato: autordanielcoutinho@gmail.com